terça-feira, 8 de abril de 2008

Ferrari chega para fase Européia na frente, BMW a surpresa

Passada três etapas da Fórmula 1, o que era previsível está se concretizando - Ferrari na frente das rivais em condições normais de corrida. A superioridade que aconteceu nos testes da pré-temporada está se evidenciando, e Kimi Raikkonen, atual campeão deixa a fase asiática e chega na Europa líder do campeonato com 19 pontos, seguido pela surpresa Nick Heidfeld (BMW)com 16.

Aliás a equipe que se mostrou apática nos testes antes do começo do mundial é com certeza aqui mais evoluiu nesta temporada e briga com Mclaren para ser a segunda força no campeonato. Prova disso foi a pole de Robert Kubica - terceiro no mundial ao lado de Hamilton (Mclaren)e e Kovalainen (Mclaren) todos com 14 pontos na tabela de classificação.

Não aposto na opinião do chefe da equipe da Ferari, Stefano Domenicali, que disse que o polônes Kubica seja considerado um dos favoritos ao título desta temporada. Título não , mas vencer corridas sim está próximo, quem sabe em Mônaco, pela particularidade do ciruito.

Se por um lado a BMW parece que achou o caminho, a Mclaren está na direção inversa. O que se nota é que a equiep está perdendo o "ponto de freada". Começou bem o mundial, ganhando com Hamilton na Austrália, mas depois o que vimos foi o rendimento cair. No meu entendimento a vitória na abertura do mundial foi mais um acidente de percurso da Ferrari, em um final de semana desastroso d epilotos e equipes, que propriamente uma superioridade do time de Working

O próximo GP na Espanha vai ser um teste de ferro para as equipes que queiram disputar com a Ferrai a condição de favorita. Principalmente, Mclarene e BMW terão três semanas para encostarem.

Os times testaram novas evoluções aerodinâmicas em seus carros, e o equilíbrio poderá ficar mais evidente, e na próxima corrida poderemos analisar melhor quem está com mais garrafas vazias pra vender, pois o circuito de Valência é o mais usado pelas equipes durante o ano em seus testes, não apresenta muitas surpresas nas posições, quem é está com um carro equilibrado anda bem, quem está mal fica pra trás.

Bom agora é esperar até dia 27 e assistir quem está no caminho certo para brigar pelo título, ou melhor qual a equipe que disputará com os pilotos da Ferrari o título de 2008.


*******************************************************************

Em relação a Felipe Massa, a vitória no Bahrein foi importante deu um ânimo ao brasileiro e confiança que estava em baixa depois dos erros infantis nas duas primeiras etapas. Para ser campeão, Felipe precisa se controlar mais, dosar velocidade e regularidade. Capacidade tem, mas precisa mostrar com mais ímpeto.

Enquanto a Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello, não muito acrescentar, ambos estão em duas carroças e pouco podem fazer a não ser lutar por um, dois ou pensando positivo em três pontos. Dinheiro pra evoluir as equipes tem e bons pilotos também, o que falta ou melhor faltou foi criar um carro bom.

Nenhum comentário: