terça-feira, 22 de abril de 2008

Alencar volta a dizer que povo quer novo mandato

O presidente da República em exercício, José Alencar, voltou a dizer que acredita que o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - em viagem à Gana (África)-- seja um desejo dos brasileiros. A afirmação aconteceu ontem, durante entrega da medalha da Inconfidência, uma comenda do governo de Minas Gerais entregue a políticos, artistas e empresários no dia de Tiradentes.

"Se perguntar aos brasileiros, o que é que eles desejam, eu creio que a resposta será: Desejamos que o Lula continue por mais tempo no poder", disse. No entanto, destacou que o presidente "quer fazer o sucessor".

A declaração de Alencar já tinha sido tema de debate entre governistas e oposição no início do mês, após entrevista de Alencar a uma emissora rádio. Na época, aliados tentaram amenizar o discurso do vice-presidente e disseram que Lula não está disposto a mudar a constituição.

Fonte: O Povo

Certo é que a popularidade do presidente Lula é tão confortável que poderia até se cogitar uma mudança na Constituição Federal.

Nota-se que o panorama em caso de alteração ou não da Constituição, Lula estaria bem encaminhado, se duvidar até no mínimo no ano de 2022.

Vejamos primeiramente com a alteração das regras. Lula poderia se candidatar às eleições presidenciais em 2010 e pelo andar da carruagem ganharia com folgas o pleito. O mandato seria de 5 e não mais 4 anos, e sem reeleição. Ou seja, teríamos mais de uma década Lulista no Palácio do Planalto.

Agora com o quadro atual, a configuração política brasileira ficaria ao meu vê muito mais ao gosto do presidente.

Lula com seu prestígio em alta consegueria eleger um tapa buraco (exemplo a ministra Dilma) para governar nosso país por quatro anos, lógico sob o olhar atento do presidente.

Terminado o mandato, Lula tentaria mais uma vez e com grandes chances de vitória. Afinal, ele tem a seu favor o seu legado como governista, sua história e sua fiel popularidade.

A volta ocorreria em 2014 e sendo reeleito só sairia do cargo de Presidente no ano de 2022.

Bastante tempo, exatos 20 anos, para Lula dizer que na história deste país o povo nunca foi tão sábio em suas escolhas. Ou não.

Nenhum comentário: