domingo, 1 de julho de 2007

Kimi Raikkonen vence o GP de Magny Cours


Na foi desde vez que o Brasil quebrou o tabu de 22 anos sem vitória no GP Francês da Formula 1.

Depois de sair na pole potision, Felipe Massa não conseguiu manter a ponta até o fim, e viu seu companheiro da Ferrari, Kimi Raikkonen ganhar a última prova no circuito de Magny Cours (irá sair do calendário ano que vem).

Depois da largada, Felipe conseguiu manter sua posição, enquanto Raikkonen ultrapassava o inglês, líder do campeonato, Lewis Hamilton (Mclaren-Mercedez). Lá atrás via-se um enfurecido Fernando Alonso, tentando recuperar o tempo perdido, depois de problemas no câmbio de sua Mclaren na última parte da classificação de sábado.

O bicampeão teve pegas sensacionais com o alemão Nick Heidfeld (BMW), e o italiano Giancarlo Fisihella (Renault), em ambas Alonso conseguiu passar, mais sua tática de parada nos boxes o fez perder as duas posições ganhas com as ultrapassagens.

Enquanto isso lá na frente via-se um domínio incomum da Ferrari nesta temporada, e principalmente nas últimas três corridas, com Massa e Raikkonen disparando e abrindo vantagem para o consistente Hamilton.

A última parada de boxes foi decisiva para a vitória do homem de gelo (Raikkonen), que foi mais rápido que Massa e saiu na frente do brasileiro em seu retorno a pista, e durante o restante da prova coube apenas a administrar seu primeiro posto.

Esta foi à primeira dobradinha da Ferrari na temporada, ajudando assim a diminuir a vantagem no mundial de construtores para a Mclaren. Agora o placar está 114 a 89 para o time inglês.

No campeonato de pilotos, os quatros postulantes ao título têm 2 vitórias cada um. Com Hamilton liderando com 64 pontos, contra 50 de Alonso, 47 de Massa e 42 de Raikkonen.

O diferencial na tabela de classificação neste ano está na regularidade do inglês Lewis Hamilton. Este estreante que mostra uma maturidade de campeão está muito perto de uma façanha, se o panorama do campeonato não mudar - ser o primeiro estreante campeão da categoria.
Impossível? Pelos seus resultados não, e pelo que seus concorrentes estão fazendo menos ainda.
E a próxima etapa é justamnete na casa do inglês voador da Mclaren, no próximo domingo em Silvestorne. E pelo que tudo indica uma corrida que promete muita emoção entre os protagonistas desta temporada.
Classificação do GP de Magny Cours:
1. Kimi Räikkönen (Ferrari)
2. Felipe Massa (Ferrari)
3. Lewis Hamilton (McLaren)
4. Robert Kubica (BMW Sauber)
5. Nick Heidfeld (BMW Sauber)
6. Giancarlo Fisichella (Renault)
7. Fernando Alonso (McLaren)
8. Jenson Button (Honda)
9. Nico Rosberg (Willians)
10. Ralf Schumacher (Toyota)
11. Rubens Barrichello (Honda)
12. Mark Webber (Red Bull)
13. David Coulthard (Red Bull)
14. Alexander Wurz (Willians)
15. Heikki Kövalainen (Renault)
16. Takuma Sato (Super Aguri)
17. Adrin Sutil (Spyker)
18. Scott Speed (Toro Rosso)
19. Christjan Albers (Spyker)
20. Anthony Davidson (Super Aguri)
21. Jarno Trulli (Toyota)
22. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)

Nenhum comentário: