segunda-feira, 2 de julho de 2007

Grupo Imagens de Teatro comemora 5 anos


Neste ano de 2007, o Grupo Imagens de Teatro comemora cinco anos de muita dedicação e luta em prol do teatro cearense.

Tudo começou com o estudo do texto Meia-Sola, do mesmo autor da peça Imagens , Benê Rodriguez.

O Grupo Imagens de Teatro desde 2002 participa de vários festivais e sempre ganhando prêmios importantes.

A peça mais premiada da companhia foi a adaptação de “As Crias” do autor Jean Genetf, que retrata a história de duas empregas que armam um complô para matar uma madame.

Os prêmios foram ganhos nos festivais de FESTFORT ,2002,,FESTIVAL BILU E BILA/2003, I FECTA (2004).

Outra peça que mereceu destaque e que recebeu criticas positivas foi “Imagens” que cumpriu temporada no Teatro Dragão do Mar, durante o mês de março/2004, no Espaço Cultural Oboé, em abril/2004 e no Teatro SESC Emiliano Queiroz, em junho/2004, apresentada em vários festivais e em seguida temporada em novembro/2004, no Teatro Morro do Ouro.

Sob o comando do diretor Edson Cândido, o Grupo Imagens de Teatro caminhou em direção ao interior do Ceará com o propósito de disseminar a cultura teatral e formar platéia

Desse projeto de disseminar a cultura teatral pela população interiorana, Imagens de Teatro participou da organização do 15º FETAC, Festival de Teatro de Acopiara, em julho/2004, com quatro apresentações, sendo elas: IMAGENS, duas apresentações de As Crias e Navalha na Carne, e na MOSTRA SESC CARIRI DE TEATRO, em novembro/2004, com 4 apresentações de As Crias.



No ano seguinte prosseguiu em suas realizações, participando do I CANOARÁ, 1º Mostra de Teatro de Canoa Quebrada e Aracati, de 11 a 13 de março, participando com IMAGENS.

A peça Imagens continuando seu sucesso apresenta-se no palco principal do Theatro José de Alencar, no Projeto Ceará em Cena, no dia 14 de março 2005.

No dia 27 de março do mesmo ano, em ocasião do dia mundial do Teatro, fez uma adaptação do romance IRACEMA, de José de Alencar, em homenagem aos 140 anos do livro, mais uma vez no palco principal do Theatro José de Alencar.

Por festejar os 3 anos do Grupo, realiza durante o mês de abril de 2005, a cada final de semana espetáculos variados sob a batuta do diretor Edson Cândido. Os espetáculos foram:: Trilogia do Maldito: Navalha na Carne, Abajour Lilás e Dois Perdidos numa Noite Suja; Trilogia de um Anjo Pornográfico: Senhora dos Afogados, Valsa nº 6 e Vestido de Noiva; As Crias e Aluga-se um Quarto;Imagens.

O grupo foi selecionado para participação no XIX FESTFORT, com uma nova adaptação de As Crias, saindo premiado por melhor diretor, bem como indicação para melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor texto adaptado e melhor caracterização.

Outras peças que merecem destaques são Abajour do Maldito e Senhoras de Nelson, que participaram em maio/2005, do II FECTA, Festival de Esquetes da Companhia Acontece, ganhando nas categorias de melhor atriz coadjuvante pela primeira e melhor atriz, melhor figurino, melhor direção e melhor esquete, pela segunda.

Dois integrantes do grupo, Edson Cândido e Lana Gurgel, foram eleitos em 31/5/2005, 1º suplente e diretor de intercâmbio, e Secretária Geral, respectivamente, da FESTA – Federação Estadual de Teatro Amador, na Chapa Valorização da Arte Teatral.

O mais novo projeto do Grupo Imagens de Teatro é a peça de DR. QORPO, peça vencedora do Edital da SECULT/2006.

Dr.Qorpo é um espetáculo biográfico e com facetas surrealistas, inspirada na vida e obra do gaúcho José Joaquim de Campos Leão.
O elenco conta com nomes reconhecidos, além de uma nova geração de excelentes atores teatrais da capital.

Eis o cast:
Lana Gurgel
Nelson Albuquerque
Thiago B. C.
Fábio frota
Rafael Machado
Bruno Martins
Jarles Costa (in memória)

A direção está sob a batuta do diretor responsável pelo Grupo Imagens de Teatro, Edson Cândido.

2 comentários:

Ticianne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ticianne disse...

sou cerense e veja que não os conheço! que coisa...

interessante o post...

abraço!