terça-feira, 3 de julho de 2007

Emissoras prevêem que 2 bi de pessoas assistam ao Live Earth

LONDRES (Hollywood Reporter) - Emissoras internacionais, ativistas ambientais e alguns dos maiores nomes da música pop se preparam para um dos mais ambiciosos eventos de mídia global de todos os tempos.

Mais de 150 artistas e grupos -- incluindo nomes como Madonna, The Police, Bon Jovi e Black Eyed Peas -- vão se apresentar no sábado na série de shows Live Earth, para promover um planeta mais verde.

Organizado por Kevin Wall e Harvey Goldsmith, os mesmos produtores do evento promovido por Bob Geldof em 2005, Live 8, o Live Earth prevê alcançar 2 bilhões de pessoas em mais de 120 países pelo mundo afora.

Os shows acontecerão em Nova York, Londres, Sydney, Tóquio, Xangai, Rio de Janeiro, Johannesburgo e Hamburgo. A banda Inuit Nunatak vai até fazer um concerto diretamente da Antártida.

Algumas das maiores emissoras do mundo se preparam para transmitir os concertos ao vivo, incluindo a TV NBC Universal e empresas de Internet nos EUA, a BBC na Grã-Bretanha, a NHK e a Fuji TV no Japão e a Pro7 na Alemanha.

Entretanto, enquanto cresce a atenção da mídia em países como EUA e Reino Unido, o Live Earth até agora praticamente não causou impacto de mídia em outros países, incluindo China e Turquia, onde as questões ambientais ganham menos destaque.

David Li, 24 anos, que curte tecnologia e trabalha para um fabricante global de computadores em Xangai, disse que tinha ouvido falar no Live Earth, mas não tinha conhecimento do concerto programado para Xangai, que terá a participação de alguns dos maiores nomes do pop chinês.

"Eu realmente não esperava que acontecesse num lugar como Xangai, a capital mundial da poluição", ele comentou. "O aquecimento global é um tema controverso na China, e o maior desafio é convencer as pessoas de que os benefícios pesam mais que os sacrifícios econômicos."

Um shows do Live Earth previsto para Istambul, na Turquia, foi cancelado de última hora devido à falta de apoio do governo e do pouco interesse dos patrocinadores, disseram seus organizadores.

O concerto que acontecerá em Londres, no estádio de Wembley, está previsto para atrair mais de 150 mil pessoas que pagaram 55 libras cada (110 dólares) para assistir a artistas que incluem Madonna, Red Hot Chili Peppers, James Blunt, Foo Fighters e Snow Patrol.

A renda de todos os concertos Live Earth será revertida para a Aliança para a Proteção Climática, presidida pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore.

No Rio de Janeiro, único lugar onde o evento será gratuito, na praia de Copacabana, haverá shows de Macy Gray e Lenny Kravitz. Entre alguns dos artistas nacionais que também irão se apresentar, estão Xuxa, O Rappa, Marcelo D2 e Jorge Ben.

A produtora responsável pelo documentário "Uma Verdade Inconveniente" anunciou na segunda-feira que fará um documentário inspirado nos concertos Live Earth.

O filme vai incluir imagens dos shows, mas vai focar nas histórias de indivíduos em todo o mundo que hoje trabalham para combater os efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Uol Musica

Nenhum comentário: