domingo, 1 de julho de 2007

Gary Moore em Still Got The Blues For You

Estou ouvindo agora uma música que particularmente eu adoro – Still Got the Blues for You, do irlandês Gary Moore, que nasceu nasceu no dia 4 de abril de 1952, na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte.

Seu interesse pela música nasceu ao ouvir principalmente Elvis Presley, Beatles, Jimi Hendrix e John Mayall, estes dois últimos foram importantes para sua vertente no seu estilo blues.

No ano de 1967, Gary montou uma banda (Skid Row) de estilo jazz e blues em Dublin. Os integrantes eram Brush Shiels (baixo e vocal), Phil Lynott (vocal) e Noel Bridgeman (bateria).

Em 1970 a banda conseguiu um contrato com o selo CBS, onde gravaram dois discos. “Skid” (1970) e “34 Hours” (1971), realizando turnês pela Europa e EUA. Porém a banda não durou muito tempo.

Já em carreira solo, Gary estreou com o disco “Grinding Stone” em 1973. Porém foi convidado para integrar na banda Colosseum II. A parceria curta rendeu três discos.

Novamente em carreira solo, Gary lança em 1978, “Back on The Streets”, com “Parisienne Walkways” chegando ao Top 10 da parada britânica.

Entre carreira solo e formação de bandas, Gary participa de vários discos, valendo destacar a parceria com Thin Lizzy, onde gravaram o disco “Black Rose”, ‘hit’ britânico, e com o grupo, G Force, onde gravou um disco, homônimo em 1979.

Durante a década de 80, Moore lança sete álbuns de estilo hard rock, consolidando sua carreira, principalmente na Europa.

Mas foi em 1991 com “Still Got the Blues”, com participações de Albert Collins, Albert King e George Harrison, que Gary Moore alcançou o maior sucesso de sua carreira.

A balada Still Got the Blues for You obteve sucesso na Europa, EUA e aqui no Brasil não foi diferente.

Os seus próximos álbuns foram “After Hours” (1991) e “Blues Alive” (1993).

Gary mais uma vez, agora no ano de 1994 integra uma banda (BBM), lançando apenas um álbum, “Around The Next Dream”.

Em 1995, lança “Blues for Greeny”, um tributo a Peter Green, seu mentor que o ajudou durante seu inicio de carreira.

Em 1997 “Dark Days in Paradise” (1997) e “A Different Beat” (1999).

O blues volta com mais força em 2001, com o álbum “Back to The Blues”.

A flexibilidade entre hard rock e blues fazem desse grande guitarrista uma lenda nos dois estilos. E é dessa flexibidade que nasce em 2002 o disco “Scars”, com participações dos músicos Cass Lewis e Darrin Mooney.

Os álbuns seqüentes foram “Power of the Blues”, em 2004, One Night at Dublin - ATribute to Phil Lynott e Old, New, Ballad, Blues, em 2006.

Com vocês Gary Moore com a excepcional "Still Got The Blues For You"

Um comentário:

A N D disse...

pra falar a verdade ñ conheço a musica mas já ouvi falar nele deve ser bom pelas influências que teve