segunda-feira, 7 de julho de 2008

Nadal e Venus brilham em Wimbledon

Foi um jogaço para os amantes de tenis ontem no All England Club entre o suiço e número 1 do mundo Roger Federer e o segundo do ranking, o espanhol Rafael Nadal.

Em partida paralisada diversas vezes pelas habituais garoas londrinas, Nadal conquistou seu primeiro triunfo na grama sagrada do tênis ao vencer o pentacampeão Federer em cinco sets de alto nível técnico com parciais de 6-4, 6-4, 6-7 (5-7), 6-7 (8-10) e 9-7.

Com o triunfo, Nadal se torna o terceiro tenista da Era Aberta a vencer no mesmo ano Roland Garros e Wimbledon. Além dele, o australiano Rod laver (1969) e o sueco Bjorn Borg(1978 a 1980) conseguiram tal feito.

Nadal barra com o título uma incrível série do suíço Federer de 65 vitórias seguidas sobre seu piso favorito - a grama. Além disso, impediu o número um do mundo de bater dois recordes históricos em Wimbledon, os seis triunfos consecutivos do inglês William Renshaw (1881-1886) e as 41 vitórias seguidas de Borg no torneio.

O confronto que quase foi suspenso por falta de luz natural, terminou às 21h30 horário local e entrou para história como sendo o mais longo em uma final de Wimbledon, quatro horas e 48 minutos.

Só como curiosidade, a final entre o "rei do saibro" e o "rei da grama" teve mais audiência que a vitória espetacular do inglês Lewis Hamilton no Gp da Inglaterra de F-1.

Pelo levantamento do jornal espanhol Marca, a final teve uma média de 7,9 milhões de espectadores, sendo que os 15 minutos finais da partida teve audiência de 12,7 milhões. Já a F-1 foi vista por uma média de 4,4 milhões de espectadores.

Mas com certeza essa multidão não se arrependeu da partida, muito pelo contrário, foram agraciados por uma verdadeira aula de tênis.

Pelo torneio feminino as irmãs Williams dominaram as chaves de simples e dupla em Wimbledon.

Na simples, a irmã mais velha Venus se sagrou pentacampeã do torneio ao vencer por um duplo 6-4 Serena. Foi a primeira vez que Venus bateu sua irmã na grama sagrada de Londres. Com o resultado a campeã está a duas conquistas de igualar o recorde de Martina Navratilova na grama de Wimbledon.

Na chave de duplas as irmãs mais importates da história do tenis norte-americano venceram sem maiores dificuldades a dupla formada pela norte-americana Lisa Raymond e a australiana Samantha Stosur por um duplo 6-2

Com o resultado nas duplas, as Williams faturaram o tricampeonato. Ambas já haviam vencidos em 2000 e 2002.
Com esses dois títulos as Williams chegam a 10 títulos em Wimbledon. Três nas duplas, 5 com Venus e 2 com Serena.


Foto: Uol Tenis e AFP

Nenhum comentário: