segunda-feira, 7 de julho de 2008

Heidfeld se destaca e a Ferrari se atrapalha

Não poderia começar esse post sem falar em Nick Heidfeld. O alemão que nesta temporada vem “sofrendo” com a performance superior de seu companheiro de equipe, Robert Kubica fez uma corrida segura e eficiente. Largando em 5º manteve-se sempre entre os primeiros e soube se aproveitar da falha tática da equipe Ferrari (ao não trocar os pneus do carro de Raikkonen), da inconstância do finlandês da Mclaren Heikki Kovalainen e das ultrapassagens sobre a dupla da Renault Piquet e Alonso para assegurar o segundo lugar e se firmar em quarto na tabela do campeonato. Destaque para a excelente ultrapassagem de uma só vez sobre a dupla nórdica Raikkonen e Kovalainen.

Agora sim vamos falar do resto (e dos que interessa)...

Kimi Raikkonen começou a corrida dando pinta que brigaria pela vitória com Hamilton. Até a primeira parada nos pits, a diferença entre os dois era de menos de 1,5s. Porém, a Ferrari, mais uma vez na temporada se atrapalhou na tática e tirou a chance de vitória do escandinavo não trocando os pneus de seu carro.

Confiando que a chuva pararia em minutos – ocorreu o contrário, a chuva apertou e muito em Silverstone, Raikkonen começou a andar 4 a 6 segundos mais lento e em menos de três voltas a diferença que antes da parada era de 1,5s aumentou para mais de 12s em relação ao líder Hamilton. Era fim das possibilidades de Kimi de vencer e se isolar na liderança do campeonato. A partir daí, o finlandês perdeu posições, rodou duas vezes, mas soube se recuperar e cruzou a linha de chegada em quarto.

O espanhol e bicampeão Fernando Alonso terminou em um burocrático sexto lugar. Apagado durante boa parte da prova e com a mesma tática falha usada pela equipe de Maranello, o asturiano foi superado por Piquet, Heidfeld e duas vezes por Kovalainen. E por falar em Kovalainen, o finlandês terminou em quinto, depois de largar na pole position.

Brasileiros - Felipe Massa fez uma corrida para esquecer. Partindo em nono devido a erros seu e da equipe durante o treino classificatório, Massa largou bem e havia ganho duas posições quando ainda na primeira volta rodou sozinho indo parar em último lugar. Passou várias voltas nessa posição, não conseguindo ultrapassar Rosberg com um carro nitidamente mais pesado. Quando começava a se recuperar na prova, o brasileiro passou em cima da zebra e rodou de novo e para completar ainda foi prejudicado pela tática ferrarista de não trocar pneus, e com eles desgastados Massa rodou outras três vezes, no fim com uma atuação pífia terminou em último (13º), a duas voltas do vencedor Hamilton e a uma volta do penúltimo Timo Glock.

O outro brasileiro Nelsinho Piquet fazia uma excelente prova, mas sua inexperiência em pista molhada foi decisiva para sua rodada no 37º giro, quando se encontrava em quarto lugar aquaplanou, rodou, e parou na brita sem possibilidade de conseguir voltar para prova. Uma pena para o brasileiro que desde Gp do Canadá vem mostrando mais consistência depois de um começo de mundial de muitos erros.

Após a nona etapa, o Gp disputado em Silverstone, a F-1 vive um momento histórico, pois exatamente na metade do campeonato três pilotos dividem a liderança da competição - Lewis Hamilton, Felipe Massa e Kimi Raikkonen, todos com 48 pontos partem para o restante da temporada com condições iguais de título. Um pouco atrás, apenas dois pontos do trio aparece o consistente polonês da BMW-Sauber, Robert Kubica.

Esse fato ocorreu apenas três vezes na categoria em seus 58 anos de história.

O primeiro foi no primeiro mundial de F-1 em 1950, quando Johnnie Parsons Giuseppe Farina e Juan Manuel Fangio, com nove pontos lideravam o mundial após a terceira prova. O campeão daquele ano foi o argentino Fangio.

A outra vez que três pilotos empataram na liderança foi ano passado, e também após a terceira corrida. Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Na ocasião deu Kimi.

Fotos: Tazio, Blog do Ico, PiquetSports

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