segunda-feira, 7 de julho de 2008

Flamengo no Céu, o Fluminense no Inferno

O Campeonato Brasileiro da série A em seu inicio começa a dá sinais de como vai se desenrolar durante suas 38 rodadas.

Times antes do início do certame tidos como favoritos, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo e Palmeiras irão levar a briga pelo título até as rodadas derradeiras. Na zona de rebaixamento a luta para se manter na série principal parece que vai ser mais acirrada que no ano passado. Goiás e a dupla Coritiba e Ipatinga que subiram no anterior despontam como candidatos a estarem na série B. Mas claro tudo é prognóstico neste começo de Brasileirão, e ainda a janela de contratações dos clubes europeus está aberta e muitos times do campeonato vão sofrer baixas em seus elencos.

E ai tudo pode mudar.

Resumo da nona rodada

Após nove primeiras rodadas o rubro-negro carioca em começo arrasador de campeonato, com sete vitórias, um empate e uma derrota, ganhou por 3 a 0 do Náutico (6º com 14 pontos) e desponta na ponta da tabela com 22 pontos, cinco a mais que o vice-líder Cruzeiro, que no sábado fora de casa perdeu para o atual campeão da Copa do Brasil, o Sport por 1 a e 0 na Ilha do Retiro. Com resultado obtido em casa o Leão do Recife chegou aos 11 pontos e ocupa posição intermediária na tabela em 14º lugar.

Ainda no sábado o martírio do Santos continuou e foi derrota pelo Atlético-PR no estádio da Arena da Baixada em Curitiba por 1 a 0. O time da Vila continua na zona de rebaixamento com apenas seis pontos em 18º. Já Furação entrou no grupo da Sul-Americana em 8º lugar.

Na conclusão da rodada no domingo surpresa mesmo só o empate do São Paulo em casa diante do Ipatinga por 1 a 1. O resultado frustra a ambição tricolor de se aproximar da zona da Copa Libertadores. O empate rendeu aos comandados de Muricy Ramalho o 7º posto da tabela com 14 pontos. O Ipatinga segue na zona da degola com seis pontos na penúltima colocação.

Ns demais jogos vitórias, empates e apenas um visitante saiu vencedor. Foi o Vitória que é a grata surpresa até o momento do Brasileiro. Jogando contra a Portuguesa no estádio do Canindé ganhou e ainda fez o gol mais rápido do campeonato até agora com Dinei aos nove segundos de partida. Com o resultado o rubro-negro baiano pulou para quarta posição com 17 pontos. A Lusa que perdeu sua invencibilidade de seis jogos em casa permanece com 12 pontos na nona colocação.

Quem tirou a corda do pescoço nessa rodada foi o técnico Geninho do Botafogo. Ameaçado pelos péssimos resultados nas últimas três rodadas, jogando no Engenhão ganhou por 2 a 0 do Grêmio e suspirou um pouco mais aliviado. O Fogão chegou aos 11 pontos e está em 13º na tabela. O Grêmio com a derrota perdeu a oportunidade em encostar no líder Flamengo, o time gaúcho permanece em terceiro lugar com 17 pontos.

Com 17 pontos também está o quinto colocado Palmeiras que nesse domingo empatou fora de casa com o Atlético-MG em 1 a 1. O resultado para o Galo mineiro não foi muito bom, pois permanece perto da zona de rebaixamento com 11 pontos na 15º posição.

No jogo dos desesperados desse início de Brasileiro, em Goiânia, o Goiás afundou ainda mais o Fluminense, ainda ressentido pela perda da Libertadores, quarta-feira passada para ao LDU nos pênaltis. O placar foi 1 a 0 e foi a segunda vitória do Goiás que ainda se encontra na zona da degola com 9 pontos em 17º. O Tricolor das Laranjeiras segue na lanterna com apenas 3 pontos e já contabiliza seis derrotas.

Completando a rodada, no gigante da Beira-Rio, o Internacional ganhou folgado do Coritiba por 3 a 0 e se recuperou na tabela de classificação e agora é o 11º com 11 pontos. O Coxa segue bem ameaçado com 10 pontos em 16º lugar. E em Florianópolis, o Figueirense de virada ganhou do Vasco da Gama por 2 a 1. O Figueira está em 10º com 10 pontos. O Vasco de presidente novo (Roberto Dinamite) em 12º com 11 pontos.

Nenhum comentário: