quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Prefeitura prepara ações em saúde para o Carnaval 2008

Vinte leitos do Hospital da Polícia Militar ajudarão a desafogar o IJF, além dos frotinhas receberem reforço e o SAMU re-posicionará sua frota.

Campanha de prevenção às DST/Aids, reforço na rede hospitalar, distribuição estratégica das ambulâncias do SAMU, intensificação no controle da dengue e fiscalização sanitária do comércio de bebidas e alimentos. Estes foram os principais pontos tratados na entrevista coletiva concedida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã de hoje (30). O objetivo, segundo o secretário municipal de Saúde, Odorico Monteiro, foi “apresentar um conjunto de ações articuladas para garantir um carnaval saudável para a população e para os visitantes de Fortaleza”.

Na oportunidade, o secretário lançou, em conjunto com a coordenadora municipal de DST/Aids, Renata Mota, a campanha municipal de prevenção às DST/Aids, com o slogan: “Camisinha: Quem é cabeça, usa”. As atividades de prevenção começaram nos blocos do pré-carnaval e estão acontecendo também nas unidades de saúde, com palestras, apresentações teatrais, exibição de vídeos, rodas de conversa, oficinas, dentre outras.

Educadores em saúde realizarão abordagens educativas junto aos foliões, com distribuição de material informativo e preservativo, nos carnavais de rua promovidos pela Prefeitura – Avenida Domingos Olímpio, Barra do Ceará, Praia de Iracema, Conjunto Ceará e Lagoa de Messejana. Também há atividades previstas para os terminais e rodoviárias. Durante o carnaval, cerca de 480 mil preservativos serão distribuídos em Fortaleza, através dos centros de saúde e das abordagens educativas.

Quanto à rede hospitalar, todas as unidades do Município estão com estoque de medicamentos e material hospitalar abastecidos. O Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento (SADT), que envolve imagem e laboratório, estará funcionando normalmente. Também o serviço de manutenção corretiva para os equipamentos estará de plantão para todos os hospitais. “Esperamos um aumento de 20% a 30% da demanda”, destaca o coordenador de Gestão Hospitalar da SMS, Messias Barbosa.

Sobre este assunto, Odorico Monteiro destacou o esforço de potencializar parcerias com alguns hospitais de Fortaleza para o recebimento de pacientes transferidos do IJF. “Vinte leitos do Hospital da Polícia Militar (HPM) estão sendo destinados a pacientes do IJF. Com isso, estamos criando retaguarda para o Frotão e, conseqüentemente, aumentando a capacidade da rede hospitalar de Fortaleza”, disse o secretário.

O coordenador de Políticas de Saúde, Alexandre Mont’Alverne, ressaltou que a rede de frotinhas se estruturou para atender aos pacientes secundários, de menor complexidade, a exemplo de ocorrências como fratura exposta isolada, apendicite e cólica renal. O IJF deve atender apenas aos pacientes terciários, a exemplo de vítimas de traumatismo crânio-encefálico, politraumatismos, queimaduras. “No último feriadão, no período do Natal e ano novo, o percentual de transferência dos frotinhas para o IJF foi de apenas 1%”, lembrou.

O superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Wandemberg Rodrigues, reforçou que o hospital está preparado para atender à demanda do carnaval. A emergência vai contar com o trabalho de uma equipe multidisciplinar com todas as especialidades médico-cirúrgicas necessárias. Na ocasião, o superintendente fez um alerta à população: “As vítimas de acidente de moto e de arma de fogo lideram as estatísticas no nosso País. E o álcool, além de outras drogas, contribui em grande parcela para a produção desses danos”, afirmou.

SAMU - Para atender com mais rapidez às ocorrências durante o carnaval, o SAMU Fortaleza re-posicionará estrategicamente sua frota de ambulâncias. Das 23 unidades – 18 de suporte básico e cinco de suporte avançado (UTIs), seis foram destacadas para os carnavais de rua. Na Praia de Iracema e Avenida Domingos Olímpio, uma unidade de suporte avançado estará a postos em cada local. Nos demais carnavais promovidos nas Regionais – Leste-Oeste, João XXIII, Conjunto Ceará e Messejana – serão disponibilizadas unidades de suporte básico.

Dengue - Para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto, vetor da dengue e, assim, diminuir a possibilidade de transmissão da doença nos locais de grande fluxo de foliões, a SMS, através do Núcleo de Controle de Endemias, iniciou a “Operação Carnaval sem Dengue”. A primeira etapa, realizada no início do mês, abrangeu o Centro, quando foram trabalhadas todas as bocas de lobo do bairro, desde a Clarindo de Queiroz até a Castro e Silva, e desde a Imperador até a Visconde do Rio Branco. A Operação continua agora com a pulverização de todos os quarteirões próximos à Orla Marítima de Fortaleza, começando no bairro Vila Velha e se estendendo até a Sabiaguaba. A Operação está sendo realizada em três ciclos: 28/01 a 02/02, 04/02 a 09/02 e 11/02 a 16/02.

Vigilância Sanitária - Com o objetivo de proteger a saúde da população e prevenir agravos, a Célula de Vigilância Sanitária (Cevisa) também iniciou a Operação Carnaval. Antes do evento, estão sendo realizadas capacitações com os comerciantes ambulantes que trabalharão no período momino. A Cevisa realizará quatro plantões sanitários no período de 2 a 5 de fevereiro, das 12 às 20h. A fiscalização se dará nas rodoviárias, barracas de praia, restaurantes, mercados, Avenida Domingos Olímpio (comércio de alimentos na área do desfile) e eventos localizados nas Regionais. Banheiros químicos também serão vistoriados. Quem não atender as normas e padrões sanitários terão alimentos, bebidas ou similares apreendidos. “Também haverá orientação quanto à aquisição de alimentos seguros”, afirma Mira Lustosa, gerente da Cevisa.

Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) funcionará, no período do carnaval, em regime de plantões: sábado (02), domingo (03) e terça-feira (05), das 7h30min às 17h. Serão realizados atendimentos clínicos e de emergência. “A população pode trazer o animal para consulta, principalmente se houver suspeita de raiva ou calazar”, informa a coordenadora do CCZ, Evanisa Ventura.

Na coletiva, estiveram presentes, o secretário Odorico Monteiro, o superintendente do IJF, Wandemberg dos Santos, o coordenador da Área de Políticas de Saúde da SMS, Alex Mont’Alverne, o coordenador de Gestão Hospitalar, Messias Barbosa, a coordenadora municipal de DST/Aids, Renata Mota, o coordenador da Central de Leitos (CRRIFOR), Heládio Feitosa, a gerente da Célula de Vigilância Sanitária, Mira Lustosa, além de outros gestores da Saúde.

Mais informações com a assessora de comunicação da SMS, Lena Ximenes, no telefone 3452-6609.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Nenhum comentário: