quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Em dia do folclore estudantes conhecem um pouco da história do maracatu cearense


Fortaleza - O evento em festejos ao Dia Nacional do Folclore ocorrido ontem, às 19 horas, no auditório do campus 2, nas dependências da FAC, contou com boa participação dos estudantes, que se mostraram interessados na temática da palestra, como forma de conhecer um pouco mais sobre a cultura folclórica do estado.
Os palestrantes convidados foram a Doutorada em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Simone Oliveira de Castro e o Presidente do Maracatu Az de Ouro, Marcos Gomes.

O evento contou ainda com a participação dos professores do curso de Jornalismo, Roberto Antônio de Souza da Silva e Valéria Maria de Arruda Carvalho¸ além da coordenadora do curso de Turismo, Rosaline Ferreira de Oliveira.

Durante a palestra, Simone Oliveira enfatizou o momento satisfatório da cultura do Maracatu no estado do Ceará. Segundo ela, há muitos eventos acontecendo na capital, como exemplo citou a Casa do Cantador’, no bairro Carlito Pamplona. O evento ocorre na primeira segunda-feira do mês, com bandas e cantos improvisados que animam os visitantes.

Outro ponto abordado durante a palestra foi à participação de crianças e adolescentes entre os grupos de maracatus, ao todo 10, espalhados pela capital.

O presidente do Az de Ouro, Marcos Gomes relatou emocionado alguns casos satisfatórios dessa presença de jovens interessando na cultura popular cearense. Segundo ele, teve uma vez, que 15 estudantes de uma faculdade, foram procurá-lo na sede do Az de Ouro, a fim de fazer perguntas para conhecer um pouco mais da história do maracatu. “A população está procurando saber mais sobre a história cultural do estado”, relatou Gomes.

O outro assunto destacado é o reconhecimento dos órgãos públicos e das iniciativas privadas, incentivando a cultura popular. Segundo Gomes, não é só no período de carnaval que o os grupos de maracatus podem mostrar seus trabalhos, mais também, em muitos eventos que acontecem pelo privadas, incentivando a cultura popular.

E durante a palestra, um dos eventos comentados é o 13º Congresso Brasileiro de Folclore, com o enfoque na diversidade, educação, políticas públicas e direitos culturais, que acontecerá em setembro no Sebrae. Na oportunidade será lançado o primeiro livro sobre a cultura do maracatu do Ceará, ‘Maracatu Az de Ouro’ em comemoração dos 70 do grupo.

Ao termino da palestra ocorreu no pátio da FAC uma apresentação do grupo Az de Ouro mostrando ao público um pouco da riqueza cultural e dos eventos que ocorrem nas festas de maracatu, como a coroação da rainha do maracatu Az de Ouro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rafael, primeiramente obrigado pelo comentario em meu blog e realmente, estamos caminhando pro fundo do poço, enquanto muitos, apenas se cansa!

e a respeito do seu post... Folclore Brasileiro, esses dias eu me peguei lembrando, na epoca que eu ia pra escola, estudavamos sobre o folclore nacional, hoje em dia não vemos mais isso, a maioria das crianças de hoje não conhecem lendas como do Negrinho do Pastoreiro, a Estoria de Mandi, e se brincar até mesmo Mula-sem-cabeça e Saci Pererê... hoje elas soh querem saber de Halloween, coisas americanizadas, enlatados que são diregidos pela nossa cultura...
é legal saber que no ceara ainda existam eventos como esse apresentado..
grande abraço...

r.farias disse...

Recentemente teve algo parecido la na facul so q a respeito do freve ... sou de PE , mais o q importa mesmo é a cultura em maneira geral, seja ela de PErnambuco ,Ceara , Para Rio de Janieor ...
abraço

Anônimo disse...

legal o post!
legal o blog!
até+...

Anônimo disse...

Sua matéria foi ótima. Só uma correção, é que a rainha coroada foi a rainha do maracatu AZ de Ouro e não do maracatu Nação Fortaleza. Eu sou rainha do Nação Fortaleza, e estava lá só olhando!! beijão !!!