
Homem inteligente e controverso José Joaquim de Campos Leão viveu durante o século 19e se intitulou aos 34 anos "Qorpo Santo", segundo ele possuia uma missão divina na Terra.
Porém, pouco tempo depois, a loucura começa a se manifestar de forma mais aguda em sua personalidade, o que levou sua esposa (Inácia de Campos Leão) a interditá-lo e pedir intervenção na justiça de seus bens.
Logo após ser internado no sanatório por exaltação cerebral escreveu freneticamente toda sua obra teatral, que consiste em 17 comédias em apenas 5 meses.
Dessa sua mania frenética de escrever nasce a Ensiqlopédiaou Seis Meses de Uma Enfermidade, obra que escandaliza a sociedade da época por ser repleta de sensualismo e erotismo.
O público que foi conferi o espetáculo foi presenteado com uma mescla bastante criativa de partes de peças do autor Jose Joaquim, Qorpo Santo, como: Eu sou Vida, Eu Não Sou Morte; Hoje Sou Um, Amanhã Sou Outro; Um Credor da fazenda Nacional; Mateus e Mateusa.
Enfim um programa cultural e de qualidade, onde podemos conhecer um pouco mais da obra desse grande escritor.
Agora o espetáculo fica um tempo em recesso e volta em Agosto no teatro do Sesc com sessões aos sábados e domingos às 20 horas.
Elenco:
Lana Gurgel
Nelson Albuquerque
Thiago B. C.
Fábio frota
Rafael Machado
Bruno Martins
Jarles Costa (in memória)
Texto:
Inspirado livremente na obra e biografia de Qorpo Santo)
Diretor:
Edson Cândido
***********************************************************************************
Comentário:
Fazia já algumas semanas que estava agendando esse programa cultural com alguns colegas meus de jornalismo da FAC para prestigiar a peça, e claro dar uma força a esse grande diretor do teatro cearense e amigo Edson Cândido.
Excelente programa para quem gosta de fugir dos convencionais barzinhos nas noites de quarta-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário